domingo, 29 de junho de 2008

Nasce um mito

Numa bela tarde num parque: "Olha que bebê lindo!", disse um pequeno grupo de pessoas. Uma mulher do grupo diz: "Que fofinho, ele sorri pra todo mundo! Ele é tão amável.". Alguns perguntam: "Como ele se chama?". E a mãe do bebê responde: "Adolf. Adolf Hitler".
Numa outra cena, duas mulheres conversam: "Pauline, está encantada com filho de 1 ano dela. Ela acha o menino o mais lindo de todos e diz que o nenê dela é o mais inteligente de todos!". A outra diz: "Ah isso é normal, todas as mães dizem isso dos filhos, eles sempre são os mais lindos e os mais inteligentes. Isso é coisa de mãe coruja". O nome do filho de Pauline? Albert Einstein.
Como deve ter sido acampanhar a infânia, a juventude desses dois personagens? Será que as pessoas que viviam ao redor imaginaram que eles se tornariam dois dos maiores personagens da história da humanidade? Será que alguém olharia para o bebê Adolf dormindo num sono angelical e conseguiria visualizar no pequeno indefeso um dos maiores tiranos do século XX? Ou alguém conseguiu prever que Albert, do alto dos 4 anos de idade, seria um dos maiores gênios que deu novos rumos para humanidade? Creio que não.
Já escrevi algo parecido no blog antigo, mas eu queria ver Bob Marley nascer musicalmente. Queria ver um dos mais conhecidos músicos da história, que até hoje conquista novos fãs apesar de ter morrido há quase 30 anos, ainda anônimo tocando num barzinho ou na rua. Será que alguém previu o sucesso que ele viria fazer?
Imagine a cozinheira da casa dos Senna e vamos supor que ela viu nascer e crescer Viviane, Ayrton e Leonardo. Ela deve ter visto o pequeno Ayrton correr pela casa de velotrol. Deve ter ouvido as histórias empolgadíssimas do garoto Ayrton contando, com brilho nos olhos, a primeira vez que andou de kart. Deve ter visto a casa comemorando a primeira vitória de Ayrton no kart. Sentiu a casa menos cheia quando soube que o, agora jovem, piloto tinha ido morar na Inglaterra para correr de Fórmula 3. Deve ter feito um almoço especial para a família se reunir em torno do piloto Ayrton Senna para comemorar sua estréia na Fórmula 1. Certamente, a cozinheira deve ter ajudado na arrumação da casa para a festa da primeira vitória de Ayrton na Fórmula 1 e da enorme festa que deve ter ocorrido no final de 1988 quando conquistou o primeiro título mundial. E lembrou do pequeno Ayrton brincando de velotrol dentro de casa, quando este virou a válvula de escape do povo brasileiro durante um dos piores períodos que a economia do país passou. Será que quando uma certa criança brincou de velorol na sala, a cozinheira da família Senna chegou a cogitar que ali estava um dos maiores heróis do Brasil?
Queria ver um mito, um personagem da história da humanidade crescer. Queria ver ele ouvir um não de um empregador ou receber uma nota vermelha de um professor ou ouvir tocá-lo numa casa de show com apenas 4, 5 gatos-pingados na platéia. Será que já convivi ou convivo com algum e não sei? Será que um dia entrarei para a história da humanidade? Pretensão minha. Mas não faço questão de ver o meu nome na história, apenas queria ver um personagem dela crescer e quando ela escrevesse o nome dela, eu pensaria: "Quem diria, hein? Ninguém apostava naquele garotinho franzino ou naquela garotinha toda desconfiada.".
*****
"Digno e admirável é aquele que tendo tropeçado ao dar o primeiro passo, levanta-se e segue em frente”.
Carlos Fox, pensador

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Eu voltei, eu voltei!!

Não foi uma falta de tempo, nem uma necessidade de férias. Fiquei um tempo sem postar inicialmente por falta de tema e no final, porque viajei. A falta de tema foi devido ao meu método de produção que é o mesmo dos japoneses, o Just in Time (JIT). O JIT é o método de produção sem estoque, isto é, os caras só trabalho com pedidos feitos e no tempo certo, eles não fazem nada com antecedência, nada antecipado. E é assim que faço meus trabalhos desde os tempos de colégio. Estou fazendo MBA e tinha 30 dias (a data de entrega era 25/06) para entregar um trabalho, mas só começei a fazer no dia 19. Muitos dias para terminar? Não. O problema é que dia 20 eu viajei para curtir o São João e só retornei dia 25 as 3 da manhã. No dia da entrega eu tive que terminar o trabalho, pouca coisa, é verdade. No final deu tudo certo, entreguei o trabalho dentro do prazo e um abraço.
Ontem foi correria e não pude atualizar isso aqui, além disso, como toda ótima e aproveitosa viagem, eu volto doente. E essa não foi diferente. O são joão em Ibicuí é muito bom!! Hoje, estou um pouco melhor, mas continuo sem tema para tratar. Como já são praticamente 15 dias sem postar, vou responder alguns comentários. Não sei se o blogspot tem como responder os comentários, não na tora do dono do blog deixar um comentário-resposta ou ir ao blog da pessoa que comentou para responder, mas caso tenha ainda não descobri como ativa esse dispositivo.
Bom, sem mais enrolação vamos ao que intressa, como muita gente disse não ter entendido o meu comentário sobre a vitória do Sport Recife sobre o Corinthians, que deu o título da Copa do Brasil ao time pernambucano. Vou explicar. Claro que, como um bom são-paulino, achei o resultado S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L e o gabirú que atende pelo nome de Carlinhos Bala virou o meu ídolo. Mas eu já tinha pronto na cabeça um texto, que teria a conquista do Corinthians como pano de fundo ou o fato gerador, sobre a Copa do Brasil de excluir os melhores times do país devido a disputa da Libertadores. A Copa do Brasil é adora pregar uma peça e botar um time de segunda divisão na Libertadores do ano seguinte (vide Paulista e Santo André). Tirar quatro times da competição por estarem disputando uma outra não é democrático.
Já está muito tarde, estou começando a ficar com sono e daqui a pouco vai começar Os Simpsons, que é de lei eu assistir antes de dormir... Ah, depois da tempestade sempre vem a calmaria, meu time está chegando!! São três vitórias seguidas, sendo 2 de goleada, 1 inclusive foi sobre o líder do campeonato e fora de casa!! O primeiro semestre foi por água baixo, mas o segundo promete, na pior da hipóteses, uma vaguinha na Libertadores. Isso é porque o São Paulo conseguiu se livrar dos encostos (Fábio Santos e Carlos Alberto). Infelizmente, mas que não foi surpresa nenhuma, Adriano já voltou para Itália. Obrigado pelos seus serviços e se precisar pode voltar novamente.
Tentarei não sumir mais por um bom tempo, enquanto isso vou pensar num tema para domingo. Até a próxima!!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ouvindo 1 som

Como o Sport virou ontem para cima do Corinthians e ficou com o título da Copa do Brasil, hoje terei que estrear uma nova seção ou uma nova faixa ou... o que quer que seja.
Pelo menos uma vez por semana vou postar uma música do Youtube, ela poderá ser clipe ou em show ao vivo. Uma chance para vocês conhecerem o som que eu gosto (como se eu fosse alguma celebridade que inspira muita gente).
Para estrear, uma música que tenho ouvido bastante nas últimas semanas (no mínimo uma vez por dia). Essa música chama-se Aqueous Transmission é do Incubus. Uma música única da carreira deles, não há nenhuma outra no mínimo parecida que eles tenham feito até hoje.
É uma música puramente da paz, traz tranquilidade e linda. Uma música para você ouvir depois de um dia cheio no trabalho, naqueles dias que você teve que descascar vários abacaxis, ouviu bronca do chefe ou quando algum sacana fez alguma merda na, digamos assim, linha de produção e você recebeu a batata assada e já quase queimada para consertar. Pode ser também depois de um engarrafamento quilométrico, com gente buzinando inúmeras vezes.
Mas como hoje é dia dos namorados, você pode ouví-la sentado num sofá em frente ao som, agarradinho com sua namorada(o), tomando um vinho.
Bom, é isso. Viajem no som e depois comentem a onda que sentiram ou digam o que acham da nova session. Até a próxima!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Dois comedores de água e um bolso

Fui abastecer o meu carro hoje e tomei um susto. Pedi pro frentista botar 20 reais de gasolina e quando ele terminou de botar, olhei para o visor da bomba e deu apenas 7 litros! Em seguida peço mais 30 reais de álcool e ainda atônito com o susto da gasolina, vejo que deu apenas 16 litros. Os combustíveis estão muito caros. E para piorar, meu carro gosta de beber (é 1.6).

Meu carro é carca bem o dente, porém ele perde pra mim, principalmente em festas e shows. Aliás, no último que eu fui, Asa 20 anos, a cerveja custava 4 reais. Depois de uma dessa, nem me atrevi a saber o preço da vodka, que deveria está em torno de 7 a 9 reais. As bebidas estão muito caras. E para piorar, não consigo ficar de mão fazia em shows.

O álcool que carro bebe custa 1,70 o litro, enquanto que apenas 1 litro de Smirnoff custa 14 reais. Você não bebe 1 litro de vodka crua (aliás, até se bebe...). Geralmente as pessoas (meu caso) misturam com energético e gelo. A latinha de energético custa algo entre 4 a 6 reais. Uma latinha de energético não é suficiente para 1 litro de vodka, então você deve comprar 2 latas. Pois é. Nessa brincadeira, você gasta algo em torno de 20 reais, fora o gelo (que não lembro o preço).

Os carros adoram álcool. Quando tem, eles bebem muito mais do que gasolina. É um pouco ilusório ver o ponteiro que marca o nível de combustível lá em cima com 16 litros de álcool. O carro vai entornar tudo isso em menos de uma semana. E é muito desanimador gastar 20 reais para botar apenas 7 litros de gasolina. Mesmo que o carro beba um pouco menos, você só vai conseguir rodar alguns dias a mais do que com álcool. Ao invés de gastar esses 20 reais em gasolina, você pode comprar o combustível para a concentração de um show grande, mas também antes de entrar você já vai ter secado a garrafa de vodka, amassado as latinhas de energético e jogado o saco de água, que antes era de gelo.

O governo negocia o aumento da gasolina. Mais um aumento! Isso é devido ao preço do barril de petróleo que não pára de subir. E como o mundo é movido a petróleo, os preços das outras coisas deverão subir também. Um dia desses o preço da vodka vai subir, levando consigo o energético. Eu deveria ser movido a petróleo também, aí a minha mão-de-obra também acompanharia essa subida o barril. O problema é que em alguns momentos sou movido a vodka, a cerveja e dizer isso é feio. Por isso, ninguém vai aumentar o meu salário.Um dia terei que negociar com o meu carro ou negociá-lo. Ou ele bebe menos ou terei que interna-lo numa clínica de reabilitação. O problema é que lá existem as más influências como Amy Whinehouse, Britney Spears... Talvez um dia eu tenha que escolher entre quem vai beber, eu ou o carro. Se esse dia chegar, bato na porta de Durval Lellys e falo com ele pra mandar uma van me buscar em casa, porque ir andando pro show dele não dá e também não dá para ficar de bico seco lá.

domingo, 8 de junho de 2008

A guerra está dentro da civilização

Não sou a favor das guerras, mas vejo que elas fazem parte da natureza. Toda vez que os homens entraram em guerra, todos levantam a bandeira de que isso é uma estupidez, irracionalidade entre outros adjetivos. Porém, o instinto dos homens, dos animais é entraram em guerra de tempos em tempos da sua existência.
Todo mundo reprova as atrocidades que os alemães fizeram com os judeus na II Guerra Mundial. As fotos das valas cheias de cadáveres vindos das câmaras de gás, dos campos de concentração podem ser realmente vistas como atrocidades, mas não como algo nunca visto antes. Ou os vitoriosos conduzindo seus prisioneiros de guerra para lugares cujas condições de vida ultrapassam as desumanas.
Acabei de assistir Apocalypto, um filme que retrata as civilizações antigas da América Central, antes da colonização. O que se passa nesse filme, também passa nos filmes que retratam a II Guerra Mundial. Os judeus podem ser vistos com as civilizações conquistadas em Apocalypto. Muitos prisioneiros nos campos de concentração morrem de doença, pestes, fome na grande guerra. A mesma coisa acontece com os prisioneiros oriundos das civilizações conquistadas. A câmara de gás, o paredão de fuzilamento são retratados nas tradições dos povos de matar os guerreiros derrotados, oferecendo o coração para os Deuses.
A diferença das guerras dos povos antigos para as guerras do Afeganistão, Iraque está no armamento. Enquanto que os guerreiros antigos se pintavam, colocavam as máscaras de guerra e se armavam com machados, pedaços de madeira, arco, flechas, os guerreiros de hoje também se pintam, colocam suas máscaras de infra-vermelho e se armam com AK-47, pistolas, aviões B-52, mísseis tele-guiados e bombas atômicas. As humilhações de Guantânamo são as mesmas praticadas pelos povos antigos.
A humanidade não está condenada e as guerras entre as civilizações não acabará com o mundo. Antes de a ver uma guerra atômica, antes de alguma civilização usar um armamento nuclear, o instinto de sobrevivência falará mais alto. Na hora de proteger suas famílias, os homens farão qualquer coisa, lutarão com colméias de abelhas, dardos com veneno de sapo e armadilhas. E eles utilizarão isso dentro do seu terreno, dentro das suas florestas como fizeram os vietnamitas contra os EUA e como fez o Jaguar Paw.
******
"Eu sou Jaguar Paw, filho de Flint Sky, meu pai caçou nessa floresta e meus filhos caçarão nela também quando eu morrer. Venham!"
Jaguar Paw, em Apocalypto.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Nesse rojão vai pegar a BR logo, logo

Primeiro vejam vejam esse vídeo (por favor, cliquem o mouse com o botão direito e abram o link em uma nova página):

http://www.youtube.com/watch?v=5tDFyFyX3Qg&feature=related

É o que eu tenho mais ouvido nas últimas duas semanas. Já tinha ouvido falar e lido muita coisa boa e ruim sobre Amy Winehouse. A boa, a ótima é sobre a música que ela fazia. Parei para escutar um dia essa música, gostei tanto que logo em seguida procurei o cd para baixar. Encontrei justamente o que eu queria O cd é um ao vivo que tem uma versão da mesma qualidade que essa aí. O cd é fantástico e o som que ela faz é muito bom.
Amy tem um vozeirão parecendo aquelas cantoras de soul de uns anos atrás. A banda dela também faz um som que lembra um pouco jazz naqueles bares de jazz (!) nos Estados Unidos, aqueles que os músicos tocam demais, conhecidos apenas para o pessoal que frequenta, mas que quando estouram, é estouram muito e fazem sucesso. É isso!! Amy Winehouse é uma cantora a moda antiga, uma cantora retrô e por isso o som dela é apenas definido como pop, mas não é visto como pop, você esquece de perceber que ela é pop.

Extremamente talentosa, Amy parece que faz música como quem sua, isto é, a música sai de Amy como se fosse suor. Enquanto que você sua líquido, Amy sua música. Digo isso por causa desse vídeo (idem ao aviso do primeiro parágrafo):

http://www.youtube.com/watch?v=eHgcMvhAl5c

Amy não pode sentar para fazer música pelo simples fato de que ela só vive drogada. É cena rara encontrá-la sã. Esse vídeo mostra a degradação de uma pessoa. Ela não sobe no palco simplesmente doidona para fazer um show espetacular como faziam Jim Morrison, Bob Marley, Kurt Cobain e outros, que subiam no palco e aproveitavam a onda para viajar cantando as músicas. Amy sobiu no palco do Rock in Rio Lisboa pronta para ir pro hospital ou escornar no chão. Ela é muito louco e o pior de tudo é que não consegue visualizar a real situação em que se encontra. Qualquer lugar que for para beber, ela arruma confusão, inclusive com as pessoas que querem ajudá-la quando está chapada. Já foi presa várias vezes, mas na cabeça dela é fruto de perseguição.

Amy tem um incrível talento de simplesmente fazer música. Ela simplesmente faz a música e não se importa nem um pouco com as consequências. Não está nem aí para o dinheiro que música dá, nem a fama e talvez nem para os fãs. Ela só pensa em se encher de droga, bebida e no namorado, também doido de pedra que nem ela, que está preso, por causa de incidentes por causa das loucuras das drogas.

Se você tem a oportunidade de ir para um show de Amy Winehouse, vá! Aproveite. Ela é fora de série, talentosa e entrará para a história da música rapidamente. Não perca a oportunidade de vê-la num show ao vivo, pois com essa vida que ela leva, dificilmente dará boas-vindas para 2010, a menos que ela caia na real de que precisa mudar. Antes de pegar a "Br", Tim Maia fazia a mesma coisa em vários shows. Aí depois para vê-la, só assistindo os vídeos do Youtube.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Un poquito de portuñol

Mañana mi time de corazón és Boca. Desde que nasci, mi padre me vestiu la camisa 10 de Maradona. Mas agora yo visto la camisa del Román Riquelme, o herdero de Dieguito. O Fluminense non será pareo pra Boca. E com certeza los xeneize vai ter mucho sucesso no Maracaná.
Palermo é mucho mejor que Uóxiton e tieno certeza que el camisa 9 fará el gol de la vitória aos 47 do segundo tiempo. Thiago Neves, aquele chico de cabielo colorido, non fará nada mañana, encuanto que Palacio trocará muchos passes com Román que deixarão tonto, tonto el brasileño Arouca. E Thiago Silva non será páreo pra Palermo.
Yo soy Boca mañana. Ainda non puede engolir la derrota del San Pablo para Fluminense. Ainda estoy com mucha raiva del pó-de-arroz, que és nada mais do pó... Mas com cierteza Dieguito non torcerá para el pó e sí para los xeneize!! Bamos, bamos Boca!!