sexta-feira, 25 de abril de 2008

terça-feira, 22 de abril de 2008

Meme musical

Fui convidado para participar de um Meme musical. Não sei o que significa a palavra Meme, só sei que é uma brincadeira entre os blogueiros que segue a linha de uma corrente. O blogueiro recebe o Meme de um outro, faz o que tem que fazer e depois indica outros blogueiros amigos para fazerem a mesma coisa.

Nesse Meme musical que recebi de Cacá do Mundo Cão, eu tenho que listar 5 cds que marcaram a minha vida e mais 1 que eu esteja ouvindo atualmente. Vamos á eles:

1. (What's The Story) Morning Glory? - Este foi o cd que me fez gostar do Oasis (uma das minhas bandas preferidas) e a começar a me entender por música. A primeira música ouvi dos caras foi Wonderwall que é uma das mais conhecidas deles. Foi num clipe de Wonderwall que passei a admirar Noel Gallagher, era um clipe gravado num show, ele entrava no palco sozinho, sentava num banquinho, pegava o violão e começava a cantar, eu pensava: "Porra, o cara é miserável". Eu era guri nessa época devia ter meus 14, 15 anos. Qualquer cantor faz isso que ele fez, mas eu tive a visão, que depois foi confirmada: Noel Gallagher é mísero (O cara). É um cd fantástico e vira e mexe ouço no carro. Todas as músicas são boas e fizeram muito sucesso na época.

2. Usuário - Idem ao anterior. Foi o cd que descobri o Planet Hemp. Talvez essa tenha sido a banda mais divertida e a mais polêmica. E como na época eu era guri, sofri muita censura aqui em casa, meu pai sempre chiava quando eu ouvia. Não aguentei as críticas e cometi uma das maiores merdas da minha vida: vendi o cd. Não comprei outro, mas no ano passado baixei na internet e fiz um cd com a discografia completa do Planet Hemp. E este cd, Usuário, é o que mais ouço da banda.


3. Listener Supported - Este cd me marcou, porque a partir dele passei a descobrir música de alta qualidade. Não que as outras não sejam, mas por causa dele passei a ser mais exigentes com as bandas. Hoje em dia agradeço muito e não gosto de qualquer coisa que aparece na minha frente. É
mais ou menos aquela transição da adolescência à fase adulta. Descobri que a música não se resume à bateria, guitarra e baixo. E que os outros instrumentos como violino, saxofone não são usados apenas para as músicas de velhos. Aliás, as músicas de velhos também são boas.





4. MTV Unplugged in New York - Não sou lá muito fã do Nirvana, gosto de algumas músicas e só. Mas esse cd está espetacular. Todas as músicas são boas e a transição do rock pesado para o violão foi muito bem feita, além disso, Kurt Cobain está muito bem, inclusive a gravação desse cd foi uma das últimas coisas que ele fez antes de se matar. É cd que não pode faltar em nenhuma lista de cds.





5. Vespertine - Este cd é espcial para mim porque ele é simplesmente o melhor cd de Björk e foi através dele que começei a gostar dela. Começei a ouví-la recentemente, é a última cantora que eu posso dizer que gosto (há muito tempo que não encontro nada que me faça afirmar isso). Tenho todos os outros cds na minha coleção (com excessão do Usuário, mas é porque eu vendi), menos esse, pois ele é da época dos downloads (já tô matando o cd) e ainda não achei o nacional para comprar (o importado é caríssimo!).


Atualmente este é o cd que mais tenho ouvido, Fallen Angel de Michele Adamson. Ela faz música eletrônica e foi através de um vídeo no Youtube que fui apresentado a ela. Gostei tanto da música que saí baixando procurando, até encontrei duas músicas desse d e resolvi baixá-lo todo. É um cd que eu gostei muito, tem músicas tranquilas, relaxantes e... são sombrias, estranhas do jeito que eu gosto. Move in é a música que mais gosto e ouço desse cd.




Indico o Meme musical para:

Marina do Teimosa opinião;

terça-feira, 15 de abril de 2008

Nosso Fulano do Brasil

Pelo segundo ano consecutivo Maya Gabeira ganhou o o mais importante prêmio do surfe como melhor desempenho feminino da temporada 2007/2008. Ela surfa ondas gigantes, o tamanho delas, em média, é algo entre 10 e 15 metros. Sim, a bela Maya dropa em cima de ondas que equivalem a um prédio de 4 andares.
Quando dava as manchetes do dia, o Globo Esporte se referiu à Maya Gabeira como a "nossa" Maya... Nossa? Não, ela não é nossa. Ela é dela mesma, da família dela. Digo isso porque duvido que o governo brasileiro, carioca e a própria Globo ajudou-a em algum momento no início da carreira dela, quando ela era simplesmente Maya, uma surfista desconhecida que ainda engatinhava no esporte, rumo à profissionalização. Poucas pessoas devem ter ajudado ela, apenas familiares, amigos e professores de surf.
A Globo tem dessas de chamar todo mundo de nosso, do Brasil, como a "nossa" Daiane, a "nossa" Jade, o "nosso" Guga Kuerten, "nosso" Felipe Massa e por aí, e sempre depois do nome de cada vem o "do Brasil". Só a Globo não ajuda ninguém a se desenvolver no esporte, ela não dá um centavo para ajudar na formação dos "nossos" atletas. Se o esporte não for futebol, vôlei ou basquete, o Brasil também não move uma palha para desenvolver os outros esportes para justificar o "do Brasil" depois do nome dos atletas barsileiros que sobem no pódio.
O governo brasileiro não deu um par tênis para Claudinei Quirino começar a dar seus primeiros piques na rua, nem uma passagem aérea para Acelino Popó de Freitas viajar para lutar em outro lugar que não fosse em Salvador. Não estou falando apenas do governo federal, mas no geral, incluindo os governos estaduais também.
Se dependesse do nosso país para se desenvolver no esporte, jamais que Felipe Massa, Nelsinho Piquet chegariam na Fórmula-1. Quando subir ao pódio alguma vez, Nelsinho será Nelsinho Piquet do Nelson, pois foi o pai dele que bancou toda a carreira do garoto até conseguir ingressar na F-1. Mas Nelsinho deverá subir no pódio enrolado na bandeira do país dele que não ajudou ele em nada para chegar onde chegará (se um dia chegar...). Por essas e outras é que admiro Fernando Alonso. O espanhol nunca falou o nome do país nos seus 2 títulos mundiais e sempre deixou claro que a Espanha não participou hora nenhuma da sua formação como piloto. Ele chegou onde está hoje, sozinho.
Do mesmo jeito, Gustavo Kuerten chegou ao topo do mundo no tênis, Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Diego Hipólito foram campeões mundiais de ginástica superando seus limites e treinando em equipamentos defasados e recebendo uma bolsa-auxílio insignificante, ao contrário dos deputados e senadores do nosso país que juntando todos os auxílios, ajudas, benefícios, salários, verbas, batem fácil fácil nos 100 mil reais.
Por falar nos homens do Congresso, Maya Gabeira é filha do deputado federal Fernando Gabeira, que um dos políticos mais corretos do país. Li no blog dela que ou foi hoje ou será amanhã que ela irá passar o dia junto com pai, depois 8 meses sem se verem direito. Seria uma ótima oportunidade para a melhor do mundo duas vezes consecutivas dá um puxão de orelhas no pai e pedir mais verbas para os esportes que tem menos visibilidade no país. Para os esportes que só vemos os campeões colhendo seus frutos e nunca arando a terra. Mas por enquanto ninguém é "nosso", são apenas brasileiros e não do Brasil.

domingo, 13 de abril de 2008

De volta à Matrix

Acabo de me reconectar ao mundo. Levanto da cama ando pela casa. Já são 18:05 e eu não sei o que aconteceu no mundo durante o período de hibernação (durou apenas 5 horas). Ligo a tv e ela me informa que o Botafogo meteu 3 a 0 no Flamengo. Boa informação, mas não era essa que eu realemente queria ter.
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, ela chega aos poucos. Dizem que tem jornalista que se especializou em ver melhores momentos e depois comentar o jogo. Alguns não arriscam a fazer isso e assumem quando não viram determinado jogo porque era no mesmo horário do outro. Hoje fiz parecido, mas um pouco diferente, pela primeira vez gritei, vibrei e comemorei vendo os melhores momentos de um jogo. O São Paulo ganhou do Palmeiras por 2 a 1, mais uma vez o matador miserável Adriano decidiu o jogo. O primeiro gol foi com a mão de Deus (se Maradona pode...) e o segundo um contra-ataque em que mais uma vez o zagueiro tentou derrubá-lo, mas como se bateu em algo parecido com um muro, este último caiu e deixou o matador miserável esperou Marcos sair para mandar a bola para as redes.
A vantagem e o favoritismo eram do Palmeiras. Agora para o próximo jogo, no Palestra Itália, o Verdão tem a apenas o fato de ter um time mais organizado que o Tricolor. O time do Morumbi perdeu Richarlysson e Zé Luís para a decisão, o que deve forçar a volta de Fábio Santos ao time. Aliás, li que Zé Luís anulou Valdívia completamente. Venho gostando do Zé Luís, é um cara muito esforçado.
Depois disso abri a internet para o que de menos importante aconteceu no mundo. Britney Spears bateu sua Mercedes no fundo de um carro. Batida normal, mas a machete dessa notícia parecia ser algo devastador.
Continuando com acidentes de trânsito. Imagine o prejuízo você bater uma Ferrari? Agora, imagine o prejuízo você bater um Ferrari e o pior é que ela não é sua. Pois é, isso aconteceu com um amigo de Romário... Antes ele do que eu.
*****
“Quando as portas da percepção forem abertas o homem verá como as coisas realmente são: Infinitas”.

Jim Morrison, ex-vocalista do The Doors

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Hoje é dia de Maria

Esse título é de uma mini-série da Globo que passou há um tempo atrás, eu não assisti, não sei do que se trata, mas vou usar o título. Hoje dia de (eu) escrever. E como até agora não achei nenhum tema, nenhuma notícia interessante vou simplesmente escrever o que vem na minha cabeça.
Na volta pra casa, agora de noite, começei a acelerar um pouco meu carro e procurei o câbio borboleta atrás do volante, mas não achei... No meu carro não tem, mas no Stilo tem. Porém não é um Stilo que queria estar dirigindo naquela hora e sim um Fórmula 1. Servia qualquer um até um Force India ou Super Aguri até, vá lá tudo bem, um Honda. Mas o meu carro um Gol e eu gosto dele. É um carro que, segundo a tv, abriu o Mar Vermelho usando apenas o limpador de pára-brisa e diante disso ele deve ser o carro de Chuck Norris (se você não entendeu, procure no orkut alguma comunidade dedicada à ele e leia os feitos dele), mas sei que é o carro de Capitão Nascimento, porque eu vi! E por falar em carro, a tv também disse que o Renault Sandero é o carro que você não esperava... Garanto também que o R28 (o carro de F-1 da Renault) era o carro que Fernando Alonso não esperava... Vai assistir de cockpit, ops, de camarote a briga entre Mclaren e Ferrari, talvez ele torça um pouquinho para a BMW atrapalhar a briga das duas.
Sábado tem banda Eva na terra onde tem festa o ano inteiro. Acertou quem disse São Paulo e errou quem disse Salvador. Mais um argumento para a minha tese de que aqui não tem festa o ano inteiro. O São Paulo joga daqui a pouco contra o Audax Italiano lá no Chile. Se o tricolor empatar garante a classificação, se vencer é campeão do grupo e vai brigar pra ficar nas cabeças na classificação geral da Libertadores (o esquema é o melhor 1º da competição enfrenta o pior 2º, além de jogar em casa o jogo de volta). Pois é, aos trancos e barrancos o meu time vai se garantindo nas competições.
Chega de enrolação! Quatro parágrafos está bom. Hoje é dia de atualizar meu blog, ele está atualizado. Agora só domingo e espero estar explodindo de alegria ou terei que escrever chorando de tristeza... Domingo é dia de clássico, São Paulo x Palmeiras. Que Deus salve o São Paulo!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Mudanças na terra da Rainha

Há 5 anos atrás, quando eu fazia faculdade, a professora, de uma matéria que eu não lembro mais, pediu para todo mundo fazer uma resenha sobre um texto que falava dos modelos industriais, o Fordismo, o Toyotismo e o Volvismo. O texto explicava cada um dos modelos e mostrava a diferença entre eles atrás da evolução da indústria.
Resumindo, na resenha ilustrei a explicação dos modelos com o futebol, escrevi que o Fordismo por ser um modelo burocrático e repetitivo (aqueles filmes do Charles Chaplin saindo da fábrica apertando porcas imagináveis, movimento que ele fazia o durante a jornada inteira de trabalho) era o futebol inglês que era puramente tático e bicuda pra cima, que o Toyotismo, modelo um pouco burocrático, mas que seus empregados tinha um pouco de liberdade dentro do grupo, era o futebol espanhol, por ser tático, mas que dava liberdade para os jogadores mais habilidosos, e por fim, o Volvismo que era o modelo que os empregados tinham mais liberdade para tomar as decisões e fazer os reparos antes que o produto chegasse na fase final de produção, era o futebol brasileiro, que é um pouco tático, mas que é sempre decidido na criatividade de seus jogadores.
Se eu fosse utilizar esse texto hoje, teria que fazer modificações nele, mais especificamente no que diz respeito ao futebol inglês. O futebol jogado na Inglaterra não é mais puramente tático e você não vê mais os jogadores dando chutão pro alto. O Campeonato inglês atualmente é o mais bonito de se ver. As jogadas são feitas com a bola no chão, os jogadores são habilidosos e criativos. Por exemplo, o Manchester United é o time que joga mais bonito no mundo na atualidade.
Os times ingleses também estão mandando no futebol europeu e dois times, Chelsea e Liverpool, farão uma das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, o maior torneio entre times do velho continente. Amanhã o Manchester Utd também poderá carimbar sua classificação para a semifinal, pode até perder da Roma por 1 a 0 em pleno Old Trafford que garantirá sua vaga.
Se por um lado o Campeonato inglês é um colírio para quem gosta de futebol, a seleção inglesa, apelidada de English Team, não conseguiu nem se classificar para a Eurocopa que será disputada nesse ano. A seleção não está jogando nada e o motivo disso são os estrangeiros. Hoje Flávio Gomes, no Bate-Bola 1ª edição, atentou para o fato da quantidade de estrangeiros no clássico de hoje entre Liverpool e Arsenal. No lado dos Reds, tinha apenas Gerrard e Carragher de inglês no time titular, enquanto que o Arsenal não tinha nenhum inglês entre os titulares.
De 2003 pra cá, os estrangeiros invadiram em massa a Inglaterra, deram um "up grade" no futebol do país, mas a seleção do país não evoluiu junto. Por exemplo, quem é o craque do Manchester (e do mundo), que citei anteriormente, é o português Cristiano Ronaldo, já no Arsenal o cérebro do time é o espanhol Fábregas, apenas o Liverpool que é o mais inlgês de todos, e tem como principal jogador um inglês que é Steve Gerrard.
O futebol inglês hoje está mais para Toyotismo do que para Fordismo. Os times são extremamente obedientes taticamente, mas a liberdade para os habilidosos aumentou. Talvez se refizesse o texto de 2003, ilustraria o Fordismo através do futebol italiano, que está ficando cada vez mais chato de se assistir, com muita marcação, muita força e muita amarração no meio-de-campo.
*****
P.S: Não posso deixar de falar do jogaço Liverpool x Arsenal que (fiz de tudo e consegui) assistir hoje. O Arsenal começou ganhando, mas tomou a virada. Aos 40 minutos do segundo tempo, jovem e talentoso inglês Walcott fez uma jogada espetacular e deu o passe para Adebayor empatar o jogo, que garantia o time na semifinal da Liga dos Campeões. Mas aos 42, Babel sofreu pênalti a favor do Liverpool, e Gerrard, o Noel Gallagher do futebol (alguma coisa me faz achar que o Gerrard parece com o Noel), bateu e fez o 3º gol botando os Reds novamente na semi. E o mesmo Babel que sofreu o pênalti, matou a partida fazendo o 4º gol. O placar Liverpool 4 x 2 Arsenal parece um goleada, mas não traduz nada do que foi o eletrizante jogo.

domingo, 6 de abril de 2008

Os diabos vestem máscara

Eliot Spitzer, Max Mosley e Ilkka Kanerva perderam ou estão perdendo suas cabeças por causa da hipocrisia da sociedade e por seus exageros. Dos três, apenas o chefe da diplomacia finlandesa, Kanerva, perdeu o emprego por causa da caretice da sociedade.
Eliot Spitzer era governador de Nova York até que a Polícia investigando um esquema que agenciava garotas em Nova York, Paris, Londres, Miami e Washington, descobriu que ele era o cliente 9 de uma empresa chamada Emperor's Club Vip. Para não se descoberto antes em casa, o ex-Governador fazia o pagamento para a empresa, pelas garotas que fazia programa, usando empresas de fachada. Como esses pagamentos eram frequentes, o HSBC estranhou a movimentação financeira e comunicou as autoridades. Spitzer perdeu o emprego por ser hipócrita como a sociedade. Ela condenou o governador não apenas por causa das suas estripulias extraconjugais, mas principalmente por que ela o elegeu por ele ser a encaranação da ética, da moral e da lei. Antes de ser governador, Spitzer foi procurador-geral do estado e caçou os antiéticos, os imorais, os corruptos. Ele até estourou uma rede de prostituição e passou a apoiar o endurecimento da lei de Nova York para homens que pagam por sexo. O certinho Eliot é hipócrita como a sociedade, combate a prostituição quando está trabalhando e vai relaxar nos braços de uma prostituta quando o expediente acaba.
Já o atual e futuro ex-presidente da FIA, Max Mosley, pecou pelos seus exageros. Suas taras à parte, o erro dele foi querer se vestir exatamente de soldado nazista para dar chicotadas no bumbum das garotas que participaram da farra. Max ficou sem palavras por causa disso para explicar que suas fantasias sado-masô não são nada de extraordinário, nada que dentro de uma sociedade encontre pessoas com fantasias semelhantes, porém a referência nazista foi exagero dele.
O chefe da diplomacia finlandesa, Ikka Kanerva, obsecado por Johanna Tukiainen, uma dançarina de stripper americana, enviou entre 150 e 200 mensagens para ela desde que se encontraram em janeiro desse ano. Algumas mensagens eram até explicitamente sexuais.
A sociedade é hipócrita com relação a sexo. Todo mundo faz, mas ninguém pode ser descoberto, correndo o risco de ser ridicularizado, desrepeitado por todos. Alguns exageram nas suas brincadeiras entre quatro paredes, levantam a bandeira do moralismo, mas esquecem que são pessoas normais. Eles extrapolaram e como são pessoas públicas as chacotas e a ridicularização não ficam restritas apenas ao círculo de amigos ou aos colegas do trabalho, faculdade, escola. Nenhum deles é santo, mas na sociedade não existe nenhum santo. Entretanto, os diabos não podem ocupar cargos de destaque sem suas máscaras de santo.
*****
"Você é um bom pai."
Christopher em À Procura da Felicidade.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Meus 12 fios de cabelo branco

Sou jovem ainda para ter cabelos brancos. Tenho 25 anos, para alguns estou velho e para muitos ainda sou novo. Apesar da idade, já tenho alguns cabelos brancos, não são muitos, mas consigo contar 12. A sabedoria popular diz que cabelo branco é motivo de preocupação.
Acredito no povo. Os motivos para eu ter 12 fios de cabelo branco tem nomes: Rogério Ceni; Zé Luís, Miranda, André Dias e Richarlysson; Fábio Santos, Hernanes, Éder Luís e Jorge Wágner; Borges e Adriano; Técnico: Muricy Ramalho. Esses 12 caras estão deixando meus cabelos brancos. Estou muito preocupado com o São Paulo. O time não está jogando nada, ainda não vi um jogo que me fizesse acreditar em alguma conquista esse ano.
A Libertadores é a menina dos olhos para mim. Não faço questão que o time vença o Paulista, claro que estou torcendo para ser campeão, mas se for eliminado na semifinal ou perder a final, não vou ficarei puto da vida com isso. Mas a Libertadores é diferente, ficarei muito puto se o time for eliminado prematuramente. Claro que vai classificar no torneio continental, mas será vergonhoso ser eliminado nas oitavas como no ano passado.
Os dois jogos do São Paulo no Morumbi pela Libertadores foram duas torturas. Quase morri do coração. No primeiro jogo foi o adversário, Audax Italiano, que abriu o placar e o tricolor suou para virar o jogo. Ontem o time venceu pelo placar mínimo o Sportivo Luqueño. Nos dois jogos, o São Paulo não jogou nada. As jogadas eram sempre as mesmas, ou alçava bola na área para Adriano ou chutava de longe e o que conseguia era o tiro de meta para o adversário. O time não consegue botar a bola no chão, furar a defesa adversária e entrar na área, muito menos faz jogada de linha de fundo.
O São Paulo não precisa jogar bonito, quero apenas que o time jogue bem, que dê esperança para a torcida de que pode ganhar alguma coisa dentro de campo e não simplesmente olhando para os nomes no papel. Bons jogadores o tricolor tem, mas falta ter um time de verdade como no segundo semestre do ano passado, como tinha também em 2006, apesar de perder a Libertadores para o Inter e, principalmente, como teve em 2005. O São Paulo não deu show em 2005, mas era um time extremamente eficiente e mostrava que podia ser campeão. O desse ano está longe disso.
Estou muito pessimista com meu time esse ano. A Libertadores não tem nenhum bicho papão, apesar do Fluminense ter um belo time, o Cruzeiro estar bem arrumado, o Flamengo bem entrosado e o Santos crescendo, mas na hora do vamos ver, se tiver se acertado, sou mais São Paulo. O Boca é sempre Boca e o River também é sempre perigoso, mas é bom lembrar que o São Paulo venceu o River nas duas partidas da semifinal de 2005.
Hoje estou muito desanimado com o São Paulo. Claro que vou continuar torcendo, principalmente na Libertadores, mas não estou gostando da maneira como o time (não)vem jogando e por isso estou muito preocupado. Tomara que o time se acerte ainda na Libertadores e jogue bem até o final do ano, caso contrário ficarei totalmente grisalho no reveillon. Alguém aqui usa Grecin 5? É bom?
P.S: Hoje vi na internet que Adriano poderá ser trocado por Ronaldinho. Adriano vai para o Barcelona e Ronaldinho vem para o São Paulo...

terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia da mentira

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse hoje, no Recife, que o governo montou um banco de dados com informações de despesas de cartões corporativos. Ela ressaltou que a coleta de dados não teve nenhuma intenção de fazer um dossiê do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas para atender a possíveis pedidos legais. (Fonte: Terra).
Os advogados do pai e da madrasta da menina Isabella Oliveira Nardoni, 5 anos, afirmaram hoje que a mulher perdeu as chaves do apartamento algum tempo antes do suposto crime. Eles não souberam informar datas, mas disseram que há uma testemunha que comprovaria a perda das chaves. Ela seria apresentada no "momento oportuno". Além disso, segundo os advogados, havia cópias das chaves da residência na portaria do prédio. (Fonte: Terra).
O depoimento de duas testemunhas está colocando a polícia de um lado e a defesa do consultor jurídico Alexandre Nardoni do outro. Ele é pai de Isabella, de 5 anos, que morreu na noite de sábado (29). Ela foi encontrada no jardim de um prédio da Zona Norte de São Paulo e a polícia investiga se ela foi agredida e arremessada ou caiu do 6° andar. De acordo com os relatos colhidos pelos policiais, na mesma noite vizinhos teriam ouvido uma criança gritar “Pára, pai! Pára, pai”. Já o advogado de Nardoni, Ricardo Martins, disse aos jornalistas na porta da delegacia que a exclamação da criança leva a mais de uma interpretação. “Veja bem, uma pessoa que está em uma situação de risco fala pára, pára e chama quem? Ela chama o pai: Pai, pára. Pai, pai!”, exclamou o advogado. (Fonte: G1).
Como vocês leram, o 1º de abril, dia da mentira, não passou em branco, as pessoas levaram a sério... Até a próxima.